Constrangído Marselan

Abril/15.

Mandei um e-mail para o Eliseu da Vinhos & Sabores relatando a experiência com o primeiro Bettú que eu apresentei a minha esposa. Reproduzo na integra… “Olá! Neste mês Abril degustamos o Marselan 2004 do Bettú, intuito de minha esposa conhecer. Até então, Eu só havia tomado o Exacorte no Aprazível que gostei considerando que é uma invencionice e deve-se ter a cabeça aberta para compreendê-lo. Portanto, foi também uma descoberta abrir este Bettú no conforto de casa. Adoro o Mocotó do Rei do Mocotó, fui lá e comprei porções fresquinhas e pintei o cenário para desarrolhar o Marselan de 11 anos no almoço, um frio danado naquele Sábado… Vou te encurtar a história. Uma decepção GRANDE, simplesmente o Marselan não se mostrou, nem a tipicidade. Álcool volátil o tempo todo, quase zero de aromas, acidez boa, nada de elegância, um vinho comum, técnico. Cadê o artesão? A esposa ficou me olhando tipo assim: “Isso é o tal do Bettú?”. Fui resistente até o último minuto, pois sei que não é isso, mas tive que dar a mão a palmatória, sozinho ou harmonizando não justificou o preço e muito menos a fama. Fiquei bem confuso Tchê! Se o Marselan 2004 deu nisso vou esperar muito ainda para tomar o Nebiollo 2006 que tenho adegado. Serei  sábio! Deixei meia garrafa para a noite, fiz um outro prato, Fusili com Molho Rústico e Linguiça. Pensei que com rusticidade o Marselan iria acordar pra vida… nadica de nada. Um vinho frio como frio estava o dia. Foi um dia da derrota Garagista. EHEHEHEHEH. Nas fotos tu vai ver que eu caprichei no ritual… prefiro acreditar que constrangemos o Marselan.” Abraços!

marselan4

VILMAR BETTÚ MARSELAN 2004. Apenas 60 garrafas! Álcool de 13,9º.  A Marselan é fruto do cruzamento das castas Cabernet Sauvignon (cor e corpo) e Grenache (maior tolerância climática) ocorrido em laboratório francês em 1961. No RS vários produtores plantam e vinificam esta variedade. Este Bettú custou R$135.

bettu1

O Marselan foi aerado em todas as taças e reposições. Intenção de ajudá-lo nestes 11 anos quietinhos na garrafa.

bettu4

Este foi o 2º prato que improvisamos no jantar para uma segunda chance a outra metade da garrafa. Em vão!

A resposta do Eliseu foi a seguinte: “Olá. Eu é que estou constrangido. Te indiquei um produto artesanal e te constrangi em um momento especial. Os vinhos dele sempre geram uma ótima expectativa e sempre superam as mesmas. A maioria é degustado em confrarias como coringa. Vinho para surpreender mesmo. Te peço desculpas em meu nome e em nome do Bettú (conversei com ele e relatei o fato).”  Réplica… “Eliseu, não precisava tanto, foi só um feedback, nada de desculpas, faz parte do jogo, não é ciência exata e o gosto é pessoal. Relato pois gosto de compartilhar contigo, o BOM e o RUIM. Não me dou por vencido, AMO estas descobertas, vamos em frente! Abração”.


Avaliação:

1 saca rolha

PREMISSAS:

P3|R1|E1

VALORIZAÇÃO:

1

Conheça nosso Sistema de Avaliação .