Pousada Alemã

Dez/16.

Belíssima aquarela ensolarada com vinhas, relevo acidentado, construção típico enxaimel, vedado com screw cap, anuncia-se como um legítimo exemplar Renano da alemã Nova Petrópolis, Serra Gaúcha. A Pousada do casal Rolf e Ruth Weinzierle é refugio agrícola, ou rural, na região das Hortências, fica apenas 25 minutos do centro da cidade ou de Gramado. Um pequeno ecossistema preservado que além de descanso e paz, brinda seus hóspedes e visitantes com dois exemplares de vinhos da casa: um Riesling Seco e outro Meio Seco – de colheita mais tardia, não necessariamente doce, produzindo vinhos maduros e equilibrados como sugere a tradição alemã. Os vinhos tem a genuíno propósito a refrescar-se, a harmonizar com a gastronomia leve e de frescor, da praia, da piscina, do açude, da beira do rio… de um momento informal contemplado com a melhor sombra possível enquanto o Sol é protagonista de um dia que se pretende encontrar paz e sons da natureza.

renano3

A Vinícola Weinzierle, ou Weingut Weinzierle, surgiu ao público em 2005 fruto dos esforços do engenheiro agrônomo Rolf Weinzierle, de Stuttgart. A primeira safra vinificada deste alemão determinado a produzir no Brasil uvas Riesling Renano como na Alemanha, foram 3 mil garrafas de vinho branco meio-seco na safra 2010. Os vinhos são vinificados em parceria com a vinícola Don Guerino em Alto Feliz/RS. Atualmente somam 5 hectares. Ocupam uma encosta, a  600 metros de altitude, com ótima exposição solar e ventos regulares, que, segundo Rolf, contribuem para a sanidade das uvas.

renano2

WEINGUT WEINZIERLE Riesling Renano 2012. Pinhal Alto, Nove Colônias, Nova Petrópolis/RS. Coordenadas de GPS: -29.393797, -51.001596. Produzido 100% com uva Riesling Renano com alto teor natural de açucares (grau Babo). Na taça apresenta cor amarelo esverdeado e límpido. Textura fluída, escorrega rapidamente pelo cristal, sutil e delicado. Aromas herbáceos, oleosos como fluído hidráulico (opinião categórica do meu sogro com 15 anos de Gerdau), mineral sem ser salgado, frutado cítrico (maça verde, lima, limão siciliano), um certo resquício que lembra cola TEK Bond 793®. Na boca é predominantemente oleoso, cápsulas de óleo de peixe, azeite Arbequina, personalidade contundente, lembra muito o Meli Riesling de vinhas velhas do Vale De Casablanca no Chile, bebido jovem, este vinho após 3 a 4 anos sugere mel, agrega dulçor, refiro-me ao Meli bem fresco, recente, é um Riesling didático, petróleo e resina plástica em profusão. Os 12º de álcool o deixa perfeito para um ambiente informal, mais resfriado, suando em contraponto ao calor. Delícia! A acidez? Cortante, vibrante, adorável! Harmoniza-los com uma tainha na taquara é simplesmente arrebatador. Custou na faixa de R$35. Sim, o mundo do vinho ainda propicia achados. Feche os olhos e viaje a Alemanha banhada pelo rio Reno.


AVALIAÇÃO:

5 saca rolha

PREMISSAS:

P1|R4|E4

VALORIZAÇÃO:

3

Conheça nosso Sistema de Avaliação .